Setor de Epidemiologia
O Setor de Epidemiologia é responsável por elaborar, coletar e divulgar informações zoossanitárias para subsidiar a elaboração, implantação e avaliação das estratégias e ações de vigilância, prevenção, controle e erradicação de doenças dos animais, subsidiar a certificação zoossanitária estadual e cumprir compromissos de informação perante o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, MAPA.
Atribuições:
- Coordenação, orientação e padronização do processo contínuo de coleta e análise de dados e produção de informação sobre saúde animal com o objetivo de orientar as ações para o controle dos fatores que interferem na ocorrência de doenças.
- Orientação nas investigações epidemiológicas e vigilância em saúde animal.
- Consolidação Estadual dos dados captados nas fontes de notificações e receptores.
- Seguir e manter o fluxo de notificação zoossanitária, repassando as informações para as Unidades Veterinárias Locais – UVL do Estado e para as instâncias superiores, Superintendência Federal de Agricultura- SFA/MAPA e Divisão de Epidemiologia do Departamento de Saúde Animal – DAS da Secretaria de Defesa Agropecuária – DAS/MAPA e Coordenações Nacionais de cada Programa Sanitário.
- Transmissão dos dados e alimentação do banco nacional.
- Atualização e divulgação dos documentos utilizados para registrar os atendimentos das notificações de ocorrências de doenças em animais de acordo com o Manual do Sistema nacional de Informação Zoossanitária – SIZ, do DEP/CPACZ/DAS/DAS Versão Nov/13.
- Divulgar a Lista de Doenças de Notificação Obrigatória no país que determina a frequência de notificação – imediata ou mensal conforme Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013.
- Cobranças dos documentos zoosanitários, cumprimento de prazos, fluxos e comunicação com as UVL e EAC.
- Crítica, correção, controle e avaliação dos dados obtidos, consolidação, apresentação, interpretação e análise.
- Verificações de registros de notificações e investigações de Ocorrências Sanitárias no e-Sisbravet.
Coordenação
Julciléia Arruda de Faria – Fiscal Agropecuário Médico Veterinária.
Angelica Martina Gonçalves Pereira – Fiscal Agropecuário Médico Veterinária.
Legislações e Manuais
Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013, altera a lista de doenças passíveis da aplicação de medidas de defesa sanitária animal, de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial.
Manual do Sistema Nacional de Informação Zoossanitária – SIZ, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, MAPA.