FUnATI conquista 1º e 3º lugares no Congresso Brasileiro de Gerontecnologia e fortalece protagonismo em inovação para o envelhecimento
FUnATI conquista 1º e 3º lugares no Congresso Brasileiro de Gerontecnologia e fortalece protagonismo em inovação para o envelhecimento
A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) foi destaque no VI Congresso Brasileiro de Gerontecnologia (CBGTec 2026), realizado entre os dias 17 e 19 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A instituição conquistou o 1º lugar com o projeto GEROMAP e o 3º lugar com o trabalho “Territórios Vivos e Conectados: adaptação do Projeto Bê-á-bá Digital à realidade amazônica”, reafirmando sua posição de referência nacional na produção de conhecimento e no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao envelhecimento saudável.
Reconhecido como um dos principais eventos científicos do país na área da gerontecnologia, o congresso reuniu pesquisadores, profissionais e instituições comprometidos com a inovação, a saúde e a qualidade de vida da população idosa.
Representando a Pró-Reitoria de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, a pró-reitora Dra. Vanusa Nascimento apresentou os estudos “Estudo piloto de validação de construto do GeroMap para avaliação de pacientes com Doença de Parkinson com arquitetura digital interoperável ao prontuário do SUS” e “Inovação digital no cuidado à Doença de Parkinson: desenvolvimento de aplicativo para suporte multiprofissional e aos cuidadores”. Os trabalhos destacam o potencial das tecnologias digitais para qualificar o cuidado, ampliar o acompanhamento clínico e fortalecer a integração dos serviços de saúde voltados à pessoa idosa.

Pela Pró-Reitoria de Ensino, a equipe da FUnATI apresentou o trabalho “Territórios Vivos e Conectados: adaptação do Projeto Bê-á-bá Digital à realidade amazônica”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A iniciativa compartilha experiências e resultados da adaptação da metodologia do projeto ao contexto amazônico, promovendo inclusão digital, autonomia e cidadania para a população idosa da região. Participaram da apresentação a pró-reitora Dra. Kennya Brito e os colaboradores Andréia Pitombo e Dhiancarlo Pessoa.

As premiações conquistadas refletem o empenho de pesquisadores, docentes e colaboradores que atuam na construção de soluções inovadoras para os desafios do envelhecimento, aliando ciência, tecnologia e cuidado humanizado.
A participação da FUnATI no CBGTec 2026 reafirma o papel da instituição como referência na produção científica, na formação especializada e no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao envelhecimento saudável, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas e para o avanço da atenção à pessoa idosa no Amazonas e no Brasil.

🔗 Confira o trabalho completo apresentado no Congresso Brasileiro de Gerontecnologia