Associação Nipo-Brasileira em cidade do AM realiza festival da longevidade

Yosshiharu Iimori, de 86 anos, reside em Maués (Reprodução)
MANAUS (AM) – A Associação Nipo-Brasileira de Maués (AM), município localizado a 276 quilômetros de Manaus, vai realizar, nesse sábado, 5, um evento que busca unir as tradições japonesas e os costumes do Amazonas, destacando a conexão entre as culturas e os hábitos que promovem uma vida longa e saudável. O evento, que conta com a parceira da Prefeitura Municipal de Maués, além do apoio de entidades como o Consulado do Japão em Manaus e a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), ocorrerá a partir de 16 horas no Ginásio Poliesportivo Deodato de Miranda Leão.

Francisco Sato, que participará do evento (Associação Nipo-Brasileira de Maués)
O presidente da Associação Nipo-Brasileira de Maués, Amilton Neo, afirmou que o Tyouju Matsuri – Festival da Longevidade – vai oferecer uma série de atividades que refletem a fusão cultural, incluindo danças tradicionais japonesas, workshops e oficinas de artesanato japonês e regional. Também estão previstas na programação apresentações artísticas e exposições sobre o cultivo e a importância do guaraná na região.
De acordo com Neo, ao integrar as tradições japonesas com os costumes locais, o Tyouju Matsuri busca promover o intercâmbio cultural e valorizar os hábitos que favorecem a longevidade. A temática do evento, voltada ao resgate cultural e à valorização das tradições, fortalece o sentimento de pertencimento e identidade cultural na comunidade.
“O Tyouju Matsuri não apenas celebra uma festividade tradicional, mas também visa aproximar diferentes gerações, incentivar o intercâmbio cultural e reforçar a importância da preservação do patrimônio imaterial. Além disso, ao integrar elementos educativos e interativos, o festival se propõe a ser uma experiência enriquecedora que amplia o conhecimento sobre as culturas japonesa e mauesense, promovendo laços duradouros entre Maués e o Japão”, declarou.
A imigração japonesa na cidade amazonense é de grande relevância histórica em vários aspectos. Isso é o que pontua o cônsul-geral do Japão na capital amazonense, Yuichi Miyagawa. Para ele, os imigrantes japoneses contribuíram imensamente para o Amazonas, principalmente no setor agrícola. Em entrevista para a reportagem, Miyagawa destacou que Maués foi a primeira região para a qual japoneses migraram na década de 1930 e relembrou as adversidades encontradas.

Cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa (Reprodução)
“Os japoneses e seus descendentes enfrentaram o clima adverso e doenças tropicais, como a malária, para cultivar guaraná. O esforço deles contribuiu e, atualmente, Maués é amplamente conhecido como região produtora de guaraná. O guaraná é conhecido por estar associado com longevidade, então é comovente pensar que os esforços de nossos ancestrais ajudaram a melhorar a saúde da população atual. O Tyouju Matsuri (Festival da Longevidade) é um evento simbólico que representa o nosso legado histórico”, afirmou.
Ainda segundo o cônsul-geral do Japão, a Associação nipo-brasileira de Maués foi fundada em 2023, por iniciativa dos nikkeis maueenses. “O trabalho ativo da Associação resultou na realização deste Tyouju Matsuri como parte do calendário de celebrações do 130º aniversário das relações diplomáticas entre Japão e Brasil. Este ano, além da visita do presidente Lula ao Japão e de Sua Alteza Imperial, a princesa Kako, ao Brasil, muitos eventos comemorativos estão sendo realizados. Esta é uma oportunidade de ouro para aprofundar as relações entre os dois países”, declarou.
No contexto das parcerias entre o Japão e o município de Maués, Miyagawa destacou a realização de eventos culturais como forma de fortalecer os laços entre as comunidades e promover a cultura japonesa na região. Neste ano, o Tyouju Matsuri contará com a tradicional dança Bon Odori, símbolo do verão no Japão. Ele disse que o consulado-geral japonês em Manaus deseja continuar apoiando as ações da associação.
“Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Maués e a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) em Manaus, o grupo de dança Nippacats e o grupo Fuugakazan Taiko têm agenda marcada para o evento. Também se espera que o Tyouju Matsuri se torne um evento anual. Eventos como as aulas de japonês, as gincanas, o Bon Odori e as festas de fim de ano são centrais para a transmissão da cultura japonesa”, pontuou.
Investimentos
Durante a entrevista, Yuichi Miyagawa, declarou que o governo japonês investiu um total de aproximadamente U$ 3 milhões em mais de 40 projetos de apoio comunitário no Amazonas, como a construção de quadras esportivas em escolas fundamentais, poços e unidades básicas de saúde.
“É possível apoiar projetos similares em Maués. A Jica oferece diversos treinamentos, como nas áreas de saúde e meio ambiente, que já tiveram vários participantes de Manaus e Parintins. Mais detalhes estão disponíveis nos sites do Consulado-Geral do Japão em Manaus e da Jica Brasil. Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso Consulado”, explicou.
Miyagawa seguiu: “A partir de agora, à medida que se aproximam as datas do 120º aniversário da imigração japonesa no Brasil, em 2028, e do 100º aniversário da imigração no Amazonas, em 2029, ficaríamos muito felizes se a comunidade nikkei e o povo de Maués se unissem na preparação dos eventos comemorativos para animar essas datas especiais”, completou.
Homenagem à longevidade
A atual prefeita de Maués, Macelly Veras (PDT), afirmou que o evento em comemoração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão, destaca Maués como porta de entrada dos imigrantes. “Além disso, o festival tem como objetivo homenagear a longevidade da população local, associada aos hábitos culturais e ao consumo do guaraná”, disse.
Para a chefe do Executivo Municipal, o papel da presença japonesa no desenvolvimento de Maués é de grande relevância. “A presença japonesa, desde que se instalaram os primeiros imigrantes, há quase 100 anos, é muito importante, pois eles contribuíram imensamente para o desenvolvimento, não só de Maués, mas também para o estado do Pará e, consequentemente, para o estado do Amazonas. Então, é de extrema relevância e importância”, disse.
De acordo com Macelly, fortalecer os laços com as famílias descendentes que ainda residem na região é fundamental para preservar a memória e impulsionar o desenvolvimento local. “O governo japonês se fortalecendo mostrando todo o respeito com os seus imigrantes, com as famílias que estão aqui e, consequentemente, onde o governo japonês trabalha junto às associações, onde ele olha esses descendentes e imigrantes com respeito, o desenvolvimento é alcançado por meio da educação, da saúde e de uma série de ações”, frisou.
Em relação à parceria entre a Prefeitura de Maués e o Governo do Japão, a partir da Associação Nipo-Brasileira de Maués, a prefeita ressaltou que muitas ações serão concretizadas, desde a infraestrutura até parcerias na área da saúde. “Muitas parcerias podem estar surgindo após a associação Nipo-brasileira que podem estar, com certeza, trazendo geração de emprego e renda além de movimentar a área cultural. Maués é um berço cultural muito forte e, agora, mais ainda resgatando o pioneirismo da imigração japonesa no Amazonas”, reiterou.

FUnATI em Maués
Segundo o reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Euler Ribeiro, participar do Festival da Longevidade em Maués é uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências, fortalecer parcerias e reafirmar que envelhecer na Amazônia pode e deve ser sinônimo de saúde, respeito e qualidade de vida.

“A FUnATI estará lançando o Projeto Maués 2025, um programa inovador de pesquisa e ação voltado à promoção do envelhecimento saudável e do cuidado com a pessoa idosa ribeirinha no coração da Amazônia. O projeto será apresentado pela equipe de coordenadores da pesquisa”, destacou.
Confira a programação:
- Dança Tradicional Japonesa Bon Odori;
- Apresentação de Jiu-Jitsu;
- Apresentação de Taiko – Responsável: Grupo Fuugakazan;
- Apresentação de Dança – Responsável: NippaCats;
- Concurso Cosplay – Responsável: Priscilla Lima & Diretoria de Eventos;
- Apresentação Artística do Guaraná;
- Serviço Consular Itinerante – Responsável: Kyoko Matsuda – Assessora no Consulado Geral do Japão em Manaus;
- Stand “Seu Nome em Shodō” – Responsável: Kyoko Matsuda – Assessora no Consulado Geral do Japão em Manaus e Estudantes das Turmas de Japonês;
- Exposição Histórica da Associação Nipo-Brasileira de Maués e Mostra de Artesanato Japonês e Regional – Responsável: Diretoria de Educação;
- Oficina de Origami – Responsáveis: Estudantes de Língua Japonesa;
- Venda de Comidas Típicas Japonesas.
Por Inácia Caldas