Musical Amazônia: Coral da FUnATI apresenta espetáculo no Teatro da Instalação
O musical é uma adaptação do espetáculo “Cantando a Amazônia”
(Foto: Edimilson Pereira | FUnATI)
Como forma de homenagear as músicas, poesia e belezas naturais amazônidas, o Coral da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) apresentou espetáculo “Musical Amazônia”, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, Centro. A apresentação ocorreu no sábado (29/04).
O musical é uma adaptação do espetáculo “Cantando a Amazônia”, realizado pela primeira vez pelo Coro Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 2015. Com 33 coralistas em cena, o musical possui arranjos musicais do cancioneiro amazonense Nivaldo Santiago, além de poemas do músico Celdo Braga.
Segundo o reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, a FUnATI tem recebido apoio do Governo do Estado para aumentar cada vez mais a oferta de atividades para a pessoa idosa. “Proporcionar um envelhecimento saudável é a nossa principal missão, o coral da FUnATI cantou hoje as belezas amazônicas, um espetáculo emocionante que celebra a arte e cultura”, destacou.
Sob a regência da maestrina e musicista Claudine Cris desde 2018, um dos objetivos do Coral é proporcionar um envelhecimento saudável com qualidade de vida.
“A realização do ‘Musical Amazônia’ é uma conquista para nós do Coral da FUnATI. Foi desafiador para eles saírem da zona de conforto, aprender um repertório diferente, atuar e cantar ao mesmo tempo e conhecer um pouco do universo dos musicais. Esse trabalho vem como uma forma de quebrar o paradigma de que os idosos não podem cantar e ou que existe idade para aprender música”, disse a maestrina.
O Coral da FUnATI integra a coordenação de Extensão da fundação e é composto por alunos entre 54 a 78 anos, realizando apresentações em diversos eventos em instituições como Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e outros. Em 2022, Coral participou do espetáculo “Boi-bumbá: Exaltação ao Homem da Floresta”, no Teatro Amazonas.