FUnATI inaugura Centro de Pesquisa para estudos do envelhecimento e longevidade
FUnATI inaugura Centro de Pesquisa para estudos do envelhecimento e longevidade
Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico Gerontec terá o primeiro laboratório de biogenômica do Norte do país
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) inaugurou, nesta terça-feira (29/03), o Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico – Gerontec. O centro conta com o primeiro laboratório de biogenômica da região Norte do Brasil, que terá estudos voltados ao envelhecimento e longevidade das pessoas que vivem na floresta amazônica.
O investimento no novo centro é de R$ 2,5 milhões, recurso repassado por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).
A cerimônia de inauguração do novo centro contou com a participação dos secretários estaduais de Saúde, Anoar Samad, e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Mirtes Salles; dos deputados estaduais Dr. Gomes e Joana Darc; do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, além do reitor da FUnATI, Euler Ribeiro.
De acordo com reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, o Gerontec vai investigar a inter-relação entre envelhecimento, biodiversidade amazônica e longevidade, ampliando a produção científica para promover ações efetivas de saúde pública para a população do Amazonas.
As pesquisas que antes eram executadas no laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) agora passam a contar com seu próprio laboratório na Amazônia, que terá a contribuição e experiência dos pesquisadores da UFSM para o desenvolvimento regional.
Euler Ribeiro afirma que o Gerontec recebeu incentivo do Governo do Amazonas para expandir as pesquisas do homem da floresta para todo o Brasil. “O novo centro trará aos idosos novas perspectivas de inserção e ampliação da participação social, melhoria das condições de saúde e qualidade de vida, através de estratégias que visem promoção de saúde, o envelhecimento bem sucedido e a manutenção da qualidade de vida dos idosos”, destacou.
A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou os esforços do Estado em executar políticas públicas voltadas aos idosos do Amazonas.
“Agradeço ao governador Wilson Lima, porque ele oferece todo o suporte às demandas solicitadas. Ele oferece todo o suporte em cada novo projeto”, disse a gestora.
Equipamentos de ponta – O Gerontec conta com equipamentos de última geração com laboratórios de Biologia Celular; Biologia Molecular; Bioquímica; Pesquisas Clínicas e Populacionais; e de Microscopia e Desenvolvimento Tecnológico, além de espaço físico adequado para abrigar pesquisadores.
Os trabalhos contemplaram a construção de um pavimento com dois laboratórios; duas salas de pesquisas; consultório; e salas de classificação de reagentes; de hematologia; de bioquímica; de uroanálise; de preparo de reagente; de coleta; de limpeza e secagem de material; de equipamentos pesados; de classificação e distribuição de amostras; e sala de teleconferência (auditório).
O centro conta, ainda, com espaço da administração; recepção; atendimento; deposito de materiais; copa; banheiros e rampa de acesso. A área total construída é de 305,51m².
Revitalização da Policlínica – Na ocasião da inauguração do Gerontec também será entregue a Policlínica Gerontológica da FUnATI, revitalizada pelo Governo do Estado.
Aproximadamente 2.600 idosos são acompanhados na Policlínica, que agora terá a parceria com o centro de pesquisa para monitorar a saúde dos seus usuários.
Os pacientes são cuidados por equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas na área da gerontologia, oftalmologista, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos, técnico de enfermagem, recepcionista e equipe dos sistemas de informação do SUS.
A revitalização contemplará novos serviços de fonoaudiologia, farmácia, laboratório de reabilitação e atendimento especializado a saúde da mulher idosa.
Fotos: Edimilson Pereira/ FUnATI
Iana Ferreira/ FUnATI