Ivana Beatrice Manica da Cruz
Vice-reitora da FUnATI

Ivana Beatrice Manica da Cruz é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado na University of Califórnia, Davis-USA. Atuou como docente na Universidade Federal de Santa Maria (01/02/2007 a 30/03/2025). Atualmente é Vice-Reitora da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) do Amazonas coordenando também o Núcleo de Saúde Digital da Pessoa associado a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI-MS).
Bolsista produtividade científica do CNPq (PQ1C), é orientadora no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (UFSM). Desenvolve pesquisas relacionadas a interações genético-ambientais (nutri-farmaco-toxicogenômica) que modulam o envelhecimento humano e são fatores protetores ou de risco de doenças crônicas não-transmissíveis. Também desenvolve projetos de pesquisa e inovação (PDI) voltados ao desenvolvimento de produtos e serviços aplicáveis ao manejo terapêutico ou paliativo de pessoas idosas.
Tem um histórico de colaboração cientifica com diversas instituições brasileiras (UEA, UFCSPA, UNOESC, UFN, PUCRS, UFFS, UPF, UNIPAMPA, ULBRA,UFSM) e universidades estrangeiras com destaque a Universidade de Leon e de Barcelona (Espanha) e a Metropolitan Tokyo University no Japão. É membro honorário da Academia Amazonense de Medicina, recebeu diversos prêmios e menções honrosas em eventos científicos. Até o momento é autora correspondente, autora e coautora em mais de 300 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e internacional.
Possui também experiência como integrante de comitês científicos e de ética, sendo uma das editoras da Revista Amazonense de Geriatria e Gerontologia (RAGG), membro do corpo editorial de 03 periódicos e revisora de 61 periódicos científicos. Revisora ad hoc de projetos submetidos ao CNPq, FAPERGS, FAPEMIG, FAPESP, CAPES e do Edital Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS-CNPq). Até o momento orientou 54 dissertações de mestrado, 39 teses de doutorado. Entre 2019 a 2025 publicou 87 artigos em periódicos cientificos, sendo 32 artigos como autora correspondente ou primeira autora.