FUnATI participa de Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde
Entre os dias 3 e 4 de dezembro, representantes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade – FUnATI, participaram do Encontro Regional de Saúde Digital e Telessaúde – Edição Centro-Oeste, promovido pelo Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD) por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI).
O encontro foi realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em Brasília-DF e teve como objetivo promover a troca de conhecimento, experiências e boas práticas entre profissionais, pesquisadores, gestores na área de telessaúde, além de dar visibilidade para os estados e municípios sobre as boas práticas e inovações em saúde digital e telessaúde e divulgar e apoiar a implantação do Programa SUS Digital.
Presentes no evento, a pró-reitora de atenção à saúde da pessoa idosa da FUnATI, Dra. Vanusa Nascimento e a coordenadora do núcleo de saúde digital da pessoa idosa, Dra. Ivana da Cruz, apresentaram os projetos de saúde digital já implantados na FUnATI.
De acordo com a pró-reitora, a FUnATI com o apoio do Governo do Amazonas, tem sido referência na região norte na oferta de serviços da telemedicina voltados à saúde dos idosos, oferecendo atualmente o TeleCárdio e Teleoftalmo em sua Policlínica vinculada à FUnATI.
“A FUnATI além de executar os serviços de telessaúde também está responsável por fazer a implantação e treinamento em todos os municípios do Amazonas em exames de Telediagnóstico com laudos de eletrocardiogramas (ECGs) e discussão de casos clínicos online”, destacou.
Representando a esfera federal, o diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação da Seidigi, Cleinaldo Costa, destacou a adesão de todos os estados e municípios ao programa SUS Digital, evidenciando a abrangência e a relevância da iniciativa para o fortalecimento da saúde pública no Brasil. “É muito gratificante ver que o Brasil inteiro está representado. Todos os mais de 5.560 municípios do país aderiram ao programa, e isso mostra o compromisso de todos com a saúde digital e a telessaúde.”