Alunos de Teatro da FUnATI utilizam novas tecnologias para driblar o isolamento
Alunos de Teatro da FUnATI utilizam novas tecnologias para driblar o isolamento
Com as aulas suspensas desde o dia 16 de março, alunos do Grupo de Teatro da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade utilizam as novas tecnologias para que seus alunos possam acompanhar as aulas de teatro dentro de casa. Para não sair da rotina, os alunos decidiram manter o mesmo horário das aulas que aconteciam todas as segundas e quartas-feiras pela manhã.
A Diretora de Teatro Lilian Machado é a responsável por organizar as atividades enviando vídeos no grupo virtual por telefone, em cada aula são abordados temas direcionados ao teatro como técnicas de respiração e dicção, postura, canto, etc. No total são 21 alunos que acompanham e interagem mostrando a prática dos exercícios. Além do trabalho didático, as aulas proporcionam momentos de alegria, saúde mental e amizade em tempos de pandemia.
“É preciso cuidar da saúde mental dos idosos confinados. Temos alguns recursos disponíveis para interagir com os familiares, ligue, mande fotos ou áudios com palavras carinhosas, leiam, assistam filmes ou novelas para ajudar a relaxar as tensões”. afirma o médico Geriatra e Reitor da FUnATI Dr. Euler Ribeiro.
Os alunos aos poucos vão aprendendo a adotar os novos hábitos e enviam mensagens de agradecimento pela oportunidade de continuar estudando. “Amei a aula de hoje. Nosso encontro tem sido muito importante para mim” ou “Estou amando. Após assistir todos os vídeos inicio meus exercícios” são alguns depoimentos enviados pelo Grupo de Teatro.
Os idosos estão entre os grupos com maior vulnerabilidade ao novo coronavírus e por este motivo o isolamento é extremamente necessário. A aulas da FUnATI estão previstas para retornarem no final do mês, porém a qualquer momento podem ser prorrogadas pelo governo do estado se houver necessidade.